Sabias que tudo aquilo que publicas fica para sempre visivel?

Pois bem, este post poderá gerar alguma revolta em algumas pessoas mas a minha intenção não é essa, a minha intenção é alertar para o facto de tudo aquilo que publicamos na Internet ficar para sempre acessível, vou-vos dar um exemplo e explicar depois como é que isso é possível, e como o evitar.

Vão a este endereço e cliquem no endereço que diz "Comoequesefaz":
Pesquisa Google com essas palavras

Vão reparar que diz que o blog não foi encontrado, pois este blog pertencia a um colega e amigo meu que depois desistiu e anulou o blog.

Agora a melhor parte, é possível ainda ver o conteúdo do blog, como? Muito fácil, basta que vão ao mesmo sitio e que invés de clicar no endereço principal cliquem em baixo na opção que diz "cache", se não encontrarem a opção aqui esta o link:
Comoequesefaz em chache

Como é possível?

"O Google mantém em cache o texto de muitos documentos que pesquisa. Isto permite aceder a uma versão arquivada ou guardada da página web que é fornecida aos utilizadores se a página original estiver inacessível (devido a uma falha temporária do servidor da Web Page). A página em cache surge aos olhos do utilizador exactamente com o aspecto que tinha a última vez que o Google lhe acedeu. A página em cache inclui também uma mensagem (no topo da página) indicando que está a apresentar uma versão arquivada da página.

Se você quiser evitar que todos os robots arquivem o conteúdo de seu site, use a meta tag NOARCHIVE. Coloque esta tag na seção >> de seu documento como segue:

<META NAME="ROBOTS" CONTENT="NOARCHIVE">

Se você quer permitir que outros robots de indexação arquivem o conteúdo de suas páginas, evitando que apenas os robots do Google façam cache da página, use a tag a seguir:

<META NAME="GOOGLEBOT" CONTENT="NOARCHIVE">

Atenção: Esta tag apenas remove o link "em cache" da página. O Google continua a indexar a página e mostrar um snippet."

Retirado e copiado de: http://www.google.pt/intl/pt/remove.html


Como ter um navegador ligado ao telemóvel?

Se gostam de estar sempre sincronizados com o vosso navegador aconselho-vos a lerem este post com atenção.

Existe uma forma de terem um navegador no pc, e outro no telemóvel, sempre sincronizados, em que sempre que actualizam/adicionam ou eliminam widgets, marcadores, temas etc ambos os navegadores, telemóvel e pc, estarão sempre actualizados pois as alterações serão salvas numa conta, na qual estará as vossas actualizações.

E gosto mais desta opção que as aplicações portáteis normais que podemos instalar em dispositivos portáteis, se quiserem saber quais vejam este post: Aplicações portáteis

O navegador que vos estou a falar é o Opera, não sei se conhecem, mas é um navegador que possui as mesmas características que o Mozilla Firefox, inclusive é apontado por alguns como mais rápido que o Mozilla, mas isso já não posso confirmar, o que posso afirmar é que, para mim, é aparentemente igual.


Vamos agora ao que interessa, se quiserem fazer o download deste navegador vão a este endereço:
http://www.opera.com/download/

Depois devem fazer o download no vosso telemóvel desta aplicação, insiram este endereço no vosso telemóvel:
http://www.operamini.com/download/

Façam o download da aplicação e depois de ambos os navegadores instalados sigam estes passos, o que pode ser feito no vosso pc ou no telemóvel:

1-Cliquem na opção "ficheiros"
2-Depois escolham a ultima opção, "Sincronizar Opera"
3-Cliquem em "Registar" e criem uma conta
4-Activem a conta pelo mail, onde nos é dado um link para a sua activação
5-Depois vão ao vosso telemóvel ou pc, pois depende de onde iniciaram a sincronização, e sigam o mesmo caminho, "ficheiros", "Sincronizar Opera", insiram o vosso login e password

Nota:Se por algum motivo quiserem desistir desta opção basta que vaiam ao vosso navegador e escolham "ficheiros" e depois "parar a sincronização do Opera"

Existem mais algumas coisas que ja agora podem fazer com o Opera, como alterar a sua velocidade de carregamento das páginas, ou temas, widgets etc...tal como no Mozilla Firefox.

Para mais informações sobre isto vejam este post que fiz sobre o Mozilla: Alterar velocidade

como alterá-lo, e o caminho é o mesmo, basta que alterem de "about:mozilla" para "about:opera" e o caminho é o mesmo.
Mais uma vez digo, muito parecido ao Mozilla.

Alguma duvida digam, até à próxima.

Como converter ficheiros on-line...Youconverit

Querem um conversor ficheiros (Documentos, imagens, vídeo e arquivos), então aconselho-vos a usarem esta ferramenta, pois não necessita de instalação de nenhum programa, pois é possível realizar a conversão on-line...



http://www.youconvertit.com/
Querem criar um site rápido e fácil sem qualquer conhecimento de HTML, embora seja limitado e não seja tão atractivo como o Wix, é aceitável para a publicação de um pequeno negocio, ou somente para a publicação de um projecto, algo que não envolva demasiada actualização.



http://site24.eu/
Queres ter mais algumas opções de construção de mapas conceptuais, de esquemas, vejam estas 2 opções:

http://www.mindmeister.com/

http://www.mind42.com/
Se têm algum interesse em criar comunidades on-line, este será pelo menos um sitio que devem conhecer, Diigo é uma boa opção.


http://www.diigo.com/
Querem ter um portal, uma homepage, que permite agregar, organizar instrumentos e ate colocar numa só vez o Gmail, Hotmail logo na entrada da vossa homepage, Fotos, Vídeos escolhiodos por tags ou pelas vossas contas, espero que gostem.



http://www.netvibes.com/
Neste post vou-vos dar a conhecer o bubbl.us , um sitio de publicação e construção de mapas conceptuais, eu adoro esta ferramenta pois permite a sua publicação de forma "interactiva", ou seja, podemos realizar um esquema grande e a sua janela ficara sempre do mesmo tamanho, pois permite que se mexa e aproxime a nossa publicação, vejam o meu exemplo e cliquem nele para o movimentarem:












Caso queiram experimentar:
http://www.bubbl.us/

PS: Depois da criação de mapa, devem gravar o vosso esquema para depois poderem ter a opção de colar onde quiserem, alguma questão só dizer...

Como publicar e partilhar videos...Voicethread,

Esta é uma ferramenta que permite a publicação e partilha de Vídeos, imagens e documentos on-line, possibilitando a criação de comunidades e a troca de ideias sobre diversificados assuntos...

E de fácil utilização, e quem quiser ver um exemplo da sua utilização basta consultar algumas das opções que aqui coloco, em que esta ferramenta é usada em trabalhos para a faculdade...

http://voicethread.com/#q.b207223.i108817
http://voicethread.com/#q.b207223.i1088186

Para download desta ferramenta:
Voicethread
O Audacity é um programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição de áudio digital. Está disponível para Mac OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux e outros sistemas operacionais.




E bastante fácil de usar, e pode ser bastante útil para misturar, gravar, melhorar gravações feitas por vocês, permitindo ainda a opção de gravar a partir do vosso microfone...

Audacity
Como fazer buscas eficientes no Google:

O google utiliza algumas tags que deixam a tua busca mais precisa e economiza muito tempo em algo que poderia durar horas, vou deixar-vos as que eu acho mais úteis abaixo:

Aspas: quando fores buscar alguma frase que precises, e que seja apenas aquela frase sem tirar nem por, podes delimitar a frase com aspas duplas.
Ex. Digamos que eu queira procurar; Como fazer busca no Google eficiente, exactamente essa frase.
Na busca ficaria assim “Como fazer busca no Google eficiente” com as aspas.

Adição: não é necessário esse comando pois o simples facto de ter duas palavras como "casa azul" faz com que o Google interprete "casa + azul" na sua busca.

Subtracção: quando quisermos que a busca retorne todos os resultados com excepção dos que contem uma determinada palavra, usamos o sinal de subtracção.
Ex. Digamos que eu queira procurar notícias com excepção dos resultados que contenham "uol". Na busca ficaria assim notícias -uol com o sinal de subtracção imediatamente antes da palavra a ser excluída.

Opção: quando quisermos procurar ou uma palavra, ou outra palavra relacionada, colocamos a tag OR entre as palavras.
Ex. Digamos que eu queira procurar todos os resultados que contenham ou a palavra carro ou a palavra moto, mas não as duas juntas.
Na busca ficaria assim carro OR moto com o OR em maiúsculo.

Endereço (url): quando quisermos procurar por endereços de sites que contenham uma determinada palavra usamos a tag allinurl.
Ex. Digamos que eu queira procurar todos os endereços que contenham a palavra onlytutorials.
Na busca ficaria assim allinurl: onlytutorials não esquecendo dos dois pontos.

Site específico: quando quisermos procurar em algum site específico, usamos a tag site.
Ex. Digamos que eu queira procurar a palavra ferrari no site da disney.
Na busca ficaria assim ferrari site: http://www.disney.com.br não esquecendo os dois pontos.

Definição de uma palavra: quando quisermos saber a definição de uma palavra, basta usar a tag define.
Ex. Digamos que eu queira saber o significado de tutorial.
Na busca ficaria assim define: tutorial não esquecendo os dois pontos.

Extensão específica: quando quisermos procurar um arquivo de uma determinada extensão, usamos a tag ext.
Ex. Digamos que eu queira procurar um documento sobre água com a extensão pdf.
Na busca ficaria assim água ext: pdf não esquecendo os dois pontos.

Título de documento: quando quisermos procurar documentos que possuam um determinado título usamos a tag allintitle.
Ex. Digamos que eu queira procurar um documento com o título racionamento da água.
Na busca ficaria assim allintitle: racionamento da água.

Fazer download de musicas , clips , rmvb
OPÇÃO 1 ;
1-?intitle:index.of? mp3 (nome do artista)
2-?intitle:index.of? avi (nome do artista)
3-?intitle:index.of? rmvb (nome do artista)

EX: ?intitle:index.of? mp3 fergie
?intitle:index.of? avi fergie
?intitle:index.of? rmvb lost

OPÇÃO 2 Segue o mesmo esquema de cima :
1-“nome da musica aqui” last modified mp3 “index of” -html -htm -php -asp
2-“parent directory” mp3 -xxx -html -htm -shtml -opendivix -md5-md5sum -php Nome do artista


Espero que seja útil, e depois de praticarem um pouco vão ver que é uma mais valia...
top
Embed Wave to Blogger