Sabias que tudo aquilo que publicas fica para sempre visivel?

Pois bem, este post poderá gerar alguma revolta em algumas pessoas mas a minha intenção não é essa, a minha intenção é alertar para o facto de tudo aquilo que publicamos na Internet ficar para sempre acessível, vou-vos dar um exemplo e explicar depois como é que isso é possível, e como o evitar.

Vão a este endereço e cliquem no endereço que diz "Comoequesefaz":
Pesquisa Google com essas palavras

Vão reparar que diz que o blog não foi encontrado, pois este blog pertencia a um colega e amigo meu que depois desistiu e anulou o blog.

Agora a melhor parte, é possível ainda ver o conteúdo do blog, como? Muito fácil, basta que vão ao mesmo sitio e que invés de clicar no endereço principal cliquem em baixo na opção que diz "cache", se não encontrarem a opção aqui esta o link:
Comoequesefaz em chache

Como é possível?

"O Google mantém em cache o texto de muitos documentos que pesquisa. Isto permite aceder a uma versão arquivada ou guardada da página web que é fornecida aos utilizadores se a página original estiver inacessível (devido a uma falha temporária do servidor da Web Page). A página em cache surge aos olhos do utilizador exactamente com o aspecto que tinha a última vez que o Google lhe acedeu. A página em cache inclui também uma mensagem (no topo da página) indicando que está a apresentar uma versão arquivada da página.

Se você quiser evitar que todos os robots arquivem o conteúdo de seu site, use a meta tag NOARCHIVE. Coloque esta tag na seção >> de seu documento como segue:

<META NAME="ROBOTS" CONTENT="NOARCHIVE">

Se você quer permitir que outros robots de indexação arquivem o conteúdo de suas páginas, evitando que apenas os robots do Google façam cache da página, use a tag a seguir:

<META NAME="GOOGLEBOT" CONTENT="NOARCHIVE">

Atenção: Esta tag apenas remove o link "em cache" da página. O Google continua a indexar a página e mostrar um snippet."

Retirado e copiado de: http://www.google.pt/intl/pt/remove.html


0 corajosos:

top
Embed Wave to Blogger